Europa

Escapadinha – Ponte da Barca, Lindoso e Ermida

Olá World Citizens,

Visitei Ponte da Barca no Fim de Semana Gastronómico da Posta Barrosã, que se realizou de 17 a 19 de Maio de 2019. Foi uma agradável surpresa conhecer esta região Norte do nosso país, fiquei mesmo deliciada não só com a gastronomia, como com a pequena vila cheia de encantos, os seus arredores (Lindoso e Ermida), paisagens de cortar a respiração, a sua história, as pessoas, vim mesmo de coração cheio desta viagem.

Vou então vos contar a minha escapadinha de Fim de Semana ?

Ponde da Barca

É uma Vila Portuguesa na região Norte de Portugal, a mais ou menos 1hora de carro do Porto (como referência), na sub-região do Minho-Lima, tem como cidade de distrito Viana do Castelo.

O que visitar:

Para obter logo o máximo de informações dos locais a visitar e obter sempre umas dicas preciosas, recomendo começar pela Loja Interativa de Turismo;

Um dos locais a não perder não podia deixar de ser o Centro Histórico (limpo, cuidado, com algumas esplanadas para contemplar o movimento e apreciar a paisagem quase sempre para o Rio Lima);

A Famosa Ponte do séc. XIV, onde antigamente de fazia a travessia no rio de barca (Curiosidade: muitos peregrinos faziam a travessia a caminho se Santiago de Compostela) dando origem ao nome da Vila “Ponte da Barca”;

Passear nas Margens do Rio Lima;

O Jardim dos Poetas (Curiosidade: Este jardim é uma homenagem aos irmãos Frei Agostinho da Cruz e Diogo Bernardes, dois grandes Poetas Portugueses);

Como em muitas Vilas e Cidades Ponte da Barca também têm um Pelourinho e um Mercado (Para os amantes de mercadinhos como eu, fica a dica) ?

Algumas Fotos de Ponte da Barca:

Ponte da Barca

Ponte da Barca

Igreja de Ponte da Barca

Ponte da Barca – Rio Lima

Ponte da Barca – Loja no Centro Histórico

Ponte da Barca – Rio Lima

Ponte da Barca – Centro Histórico

Ponte da Barca – Centro Histórico

Lindoso (Central Elétrica, Barragem, Espigueiros e Castelo)

A freguesia de Lindoso, pertence ao concelho de Ponte da Barca. É um território de grande riqueza natural e cultural (fauna, flora e vegetação, monumentos históricos  e arqueológicos, paisagens, etc…) e é parte integrante do Parque Nacional de Peneda-Gerês.

Central Hidroelétrica do Alto Lindoso

O mais potente produtor hidroelétrico em Portugal.

Para agendar uma visita o ideal é contactar a Porta de Lindoso/Câmara Municipal de Ponte da Barca – Telefone: 258 578 141

Central Elétrica

Central Elétrica

Central Elétrica

Barragem do Alto – Lindoso

A Barragem fica ao lado da Central Hidroelétrica do Alto Lindoso, usada para a produção de energia elétrica.

Barragem

Barragem

Espigueiros do Lindoso

São mais de 60 Espigueiros em Granito espalhados pela eira da bela aldeia junto ao Lugar do Castelo  (A freguesia conta com mais de 120 Espigueiros ). Um belo testemunho da vida comunitária das aldeias.

Espigueiros

Espigueiros

Espigueiros

Castelo de Lindoso

O Castelo Afonsino (classificado monumento nacional) localiza-se a uns metros dos Espigueiros na freguesia e Lugar de Lindoso , foi reconstruído por D. Dinis, em 1278, com baluartes e torre de menagem, tendo sido alterado na época da Restauração.

Castelo

Castelo

Castelo

Caminho até à Ermida

Em Terras de Bouro a poucos km´s da aldeia Ermida temos paisagens de cortar a respiração, assim como belas cascatas com água cristalina.

Caminho até à Aldeia de Ermida

Caminho até à Aldeia de Ermida

Caminho até à Aldeia de Ermida

Ermida

Uma pitoresca aldeia no Parque Nacional de Peneda-Gerês, onde o pastoreio e a agricultura são as atividades económicas mais importantes.

Ermida

A Famosa Barrosã

Aldeia da Ermida ao fundo com a Famosa Barrosã

Hotéis

Hotel Fonte Velha

Este foi o magnífico Hotel onde fiquei no fim de semana. Está situado no coração da Vila de Ponte da Barca e dispõe de 16 quartos.

O atendimento foi 5*, o quarto era amplo, muito elegante e aconchegante e a cama super confortável, o edifício está muito bem cuidado e tem espaços e áreas comuns muito agradáveis, assim como um jardim com camélias (uma das minhas plantas favoritas) com uma vista espetacular e acesso ao Rio Lima. O pequeno almoço é variado e delicioso.

Hotel Fonte Velha

Hotel Fonte Velha

Hotel Fonte Velha

Hotel Fonte Velha

Parque de Campismo Lima Escape

Acabei por visitar este Parque de Campismo por ter almoçado no Restaurante que está inserido no Parque que vos vou falar mais à frente a Adega do Artur, e nada melhor do que depois de um bom almoço fazer uma pequena caminhada pela natureza onde está inserido este parque de campismo que é um dos 10 melhores da Europa.

Vejam bem estas fotos e no fim comentem se não ficaram assim como eu com vontade de vir aqui passar um fim de semana.

É possível levar tendas, caravanas, autocaravanas, assim como ficar em lindíssimas tendas com vista rio, Bungalows e casas na árvore.

Parque de Campismo Lima Escape

Parque de Campismo Lima Escape – Tendas

Parque de Campismo Lima Escape – Tendas

Parque de Campismo Lima Escape – Casa na Árvore

Restaurantes

Restaurante Tempus

Este restaurante está inserido no Tempus Hotel & Spa e tem uma vista magnífica, a comida é deliciosa, os funcionários são muito atenciosos e simpáticos (uma dica para um belo jantar romântico) ?

Restaurante Tempus

Restaurante Tempus

Restaurante Tempus

Restaurante Vai à Fava

Este Restaurante está localizado no Centro Histórico de Ponte da Barca, para além da comida ser deliciosa a decoração é lindíssima e tem uma explanada com vista para o Rio que nem vos conto… ao final do dia uma bebida e contemplar a paisagem é algo de maravilhoso e os funcionários são muito simpáticos e atenciosos.

Restaurante Vai à Fava

Restaurante Vai à Fava

Restaurante Vai à Fava

Esplanada Restaurante Vai à Fava

Adega do Artur

Este é o restaurante que está inserido no Parque de Campismo Lima Escape que vos falei anteriormente.

Mais uma vez só vos tenho a dizer que a comida é deliciosa, tanto que almocei aqui no sábado e no domingo.

No sábado um belo de um churrasco e no domingo a famosa Posta Barrosã (é possível que tenham visto na televisão, porque foi um dos restaurantes que participou no Fim de Semana Gastronómico).

Adega do Artur

Adega do Artur – A Famosa Posta Barrosã

E para os gulosos como eu que adoram doces e sobremesas, um belo bolo desta região, apresento-vos o Bolo de Mel Urze das Terras da Nóbrega e claro que tinha que ter a receita, acreditem é mesmo muito bom.

Adega do Artur – Bolo de Mel Urze das Terras da Nóbrega

Quem é amiga quem é que partilha a Receita ?

Receita do Bolo de Mel das Terras da Nóbrega

Ingredientes:

400gr farinha

500 gr açúcar

100gr manteiga

20gr fermento

150ml mel

150gr noz

100ml leite

6 ovos

Amassar o açúcar com os ovos e a manteiga. Junta-se o leite, a noz, o mel, o fermento, o azeite e a farinha. Envolve tudo e fica a descansar 24h. No dia seguinte coloca-se num tabuleiro untado de manteiga ou com papel vegetal e leva-se ao forno 180 graus durante 40min. Decora-se com açúcar em pó.

Curiosidade: Há vários anos que no dia 22 de Dezembro existe a Feira do Mel de Natal em Ponte da Barca, devido à produção apícola da região e uma vez que muitas pessoas usavam e ainda usam mel para fazer muitos dos seus doces natalícios. Em 2015, o Município resolveu fazer o maior Bolo de Mel de Portugal, começou com 50m e em 2020 espera-se que chegue aos 100m, atualmente este bolo faz-se na altura dos reis por 4 pastelarias locais (gratuitamente), o valor das receitas reverte para fins solidários.

Aos interessados, deixo-vos aqui algumas informações sobre as próximas Festas, Romarias e Eventos em Ponte da Barca:

De 26 a 27 de Julho, é possível assistir gratuitamente ao Festival Folk Celta nas margens do Rio Lima, este ano conta com algumas sonoridades provenientes dos países da rota de circum-navegação do Barquense Fernão de Magalhães.

http://folkcelta.pt/

https://www.facebook.com/folkcelta/

De 19 a 24 de Agosto, comemora-se a Festa e Romaria de S. Bartolomeu (5 dias com muita música tradicional e costumes minhotos). A noite de S. Bartolomeu é de dia 23 para 24, noite de rusgas populares onde dizem que o “diabo anda à solta” e nesta noite de muita musica e diversão a Vila está acordada até ao amanhecer.

Romaria de São Bartolomeu

https://www.facebook.com/profile.php?id=100012743286940

World Citizen Girl – Alexandra Carreira