África

Locais a não perder em São Tomé

Olá World Citizens,

São Tomé é um país lindíssimo, com uma grande história, comida formidável e o mais importante “as Pessoas”, a sua simpatia e simplicidade é inexplicável… aqui relembramos que as coisas simples da vida são as melhores.

Assim recordo São Tomé, com muito Amor e Carinho, neste artigo que escrevo passado quase 2 anos desta minha viagem (Abril/Maio 2017).

Se estiverem a pensar visitar São Tomé, aqui fica a minha lista de locais a não perder na Ilha ?

Mercado da Cidade/Municipal

Este mercado é sem duvida um dos locais a não perder numa visita à cidade de São Tomé, os nossos olhos ficam encantados com tanta cor, o nosso paladar começa a aguçar-se com toda a variedade de coisas boas e o nosso coração sairá de lá com muito mais amor recebido pela simpatia de todos.

Mercado da Cidade/Municipal

Mercado da Cidade/Municipal

Mercado da Cidade/Municipal

Pastelaria Central

Perto do Mercado Municipal, ideal para quem já tem saudades de um belo café e de um pastel de nata.

Passeio Costeiro pela Baía Ana Chaves até ao Forte de São Sebastião

Recomendo um passeio pela Baía Ana Chaves para apreciar as vistas e absorver um pouco desta cidade até ao Forte de São Sebastião onde se pode visitar o Museu Nacional.

Passeio Costeiro pela Baía Ana Chaves até ao Forte de São Sebastião

Passeio Costeiro pela Baía Ana Chaves até ao Forte de São Sebastião

Fábrica de Chocolate Claudio Corallo

Para os amantes de chocolate uma visita à Fábrica de Chocolate Claudio Corallo é obrigatória, mas tenham em atenção porque as visitas tem horários e pode haver dias em que não haja, convém informarem-se com antecedência. Eu infelizmente não consegui visitar, porque nos dias de visita já não estava na cidade de São Tomé.

Roça Agostinho Neto

Conhecida antigamente como Rio D´Ouro, é a Roça mais antiga na Ilha. Esta, como maior parte de todas das Roças em São Tomé, infelizmente encontra-se degradada, aqui podemos ver o que resta de um antigo hospital da ilha, a casa senhorial e outras quantas casas antigas onde moravam os trabalhadores da Roça do Cacau (que chegou a ter cerca de 3.000 trabalhadores).

Roça Agostinho Neto

Curiosidade: Podemos ver a Roça na nota de cinco mil dobras

Nota: A Norte podem ainda visitar as Roças Diogo Vaz, Fernão Dias e Santa Catarina, acredito que existam muitas mais.

Praias a Norte: Lagoa Azul, Praia dos Tamarindos, Praia do Governador, Praia das Conchas…

O Norte de São Tomé tem praias lindíssimas que merecem mesmo uma visita e claro uma ida ao banho.

As minhas preferidas são as indicadas acima ?

Praia Lagoa Azul

Praias a Norte de São Tomé

Praias a Norte de São Tomé

Praias a Norte de São Tomé

Neves

Neves é conhecida pela famosa Petisqueira Santola, eu como não sou muito apreciadora de marisco fiquei-me pelo peixe, era bom mas comi melhor em outros locais da ilha, relativamente à famosa Santola, só irem mesmo provar e partilharem nos comentários se é mesmo boa ?

Petisqueira Santola

Para os interessados, se quiserem levar roupa, brinquedos, livros … e não saibam onde dar, Neves é o local ideal, é só perguntarem pela Irmã Lúcia, o projeto dela tem feito toda a diferença nesta Ilha, desde jardim escola, escola primária, lar, ainda conseguiu arranjar trabalhos para alguns homens como carpinteiros… e as mulheres na costura.

Dica: No inicio da viagem podem comprar tecidos africanos na cidade e São Tomé e pedirem onde a Irmã Lucia vive para as costureiras vos fazerem um vestido, saia… ? 

Uns biscoitos deliciosos que também podem comprar na rua em Neves é o Crau.

Mucumbli

O meu lugar de eleição em São Tomé, completamente apaixonada por este lugar em todos os sentidos, além de ter ficado aqui 3 noites e ter adorado, também funciona como restaurante e a comida é deliciosa, a melhor que comi em toda a ilha e nem queiram saber a vista que este lugar tem, já para não falar dos funcionários sempre muito simpáticos e atenciosos. Recomendo para quem gosta pedir o bolo de chocolate, pedi no 1´dia e repeti nos seguintes, acho que não preciso de dizer mais nada.

Mucumbli

Mucumbli

Santa Catarina

O caminho de Neves para Santa Catarina é lindíssimo e podemos encontrar este belo túnel pelo caminho.

Caminho para Santa Catarina

Caminho para Santa Catarina

Cascata de São Nicolau

Esta bela Cascata é uma das mais famosas da Ilha devido à sua beleza e ao seu “fácil” acesso.

Cascata de São Nicolau

Roça Bombaim

Não cheguei a ir, mas ouvi dizer que é lindíssima.

Monte Café

É uma das mais antigas Roças de São Tomé e aqui podemos visitar também o Museu do Café, achei bastante interessante e no final termina com um óptico cafézinho.

Monte Café

Monte Café

Casa Museu Almada Negreiros

Aqui nasceu o famoso Almada Negreiros, tendo-se tornado numa casa museu, onde se pode comprar artesanato e também almoçar.

Casa Museu Almada Negreiros

Casa Museu Almada Negreiros

Casa Museu Almada Negreiros

Cidade de Trindade

É a segunda maior cidade do país.

Edifício dos CTT – Trindade

Pingo Doxi – Trindade

Roça Água-Izé

Esta Roça é famosa por ter pertencido ao principal proprietário de origem negra – João Maria de Sousa Almeida, A roça era a sede da Companhia da Ilha do Príncipe tratando-se de uma das maiores e importantes unidades agrícolas do arquipélago. Aqui podemos ver também outro hospital da Ilha assim como a casa de vários moradores.

Roça Água-Izé

Boca do Inferno

Aqui podemos apreciar as aguas do mar contra a ravina que tem uma espécie de uma gruta com um buraco criando um efeito de um géiser natural.

Boca do Inferno

Boca do Inferno

Boca do Inferno

Praia Micondó

Um pequeno Paraíso de Praia praticamente deserta e com uma vegetação envolvente magnífica.

Praia Micondó

Roça São João de Angolares

Esta é uma das Roças mais bem conservadas em São Tomé, era uma antiga exploração agrícola do tempo da colonização portuguesa, com uma casa principal toda recuperada respeitando a traça original mantendo o espírito colonial, hospital e senzalas.

No hospital hoje pode-se encontrar o Hospital da Criação, um projecto da Roça Mundo que busca o ensino do artesanato e artes locais nas mulheres de São João dos Angolares como forma de rendimento e inserção numa sociedade pobre.

Aqui pode-se almoçar ou jantar (convém reservar se não se for com um tour, através da pagina do facebook), menu degustação de inúmeros pratos típicos preparados pelo conhecido João Carlos Silva.

É um optimo local para descansar e usufruir das paisagens, eu optei por jantar, dormir e tomar o pequeno almoço nesta maravilhosa Roça.

Roça São João de Angolares

Roça São João de Angolares

Club Santana

O Club Santana é um hotel, mas onde é possível ir lá almoçar e usufruir da piscina (tem um custo de 15€)

Club Santana

Pico do Cão Grande

É uma elevação de origem vulcânica. O seu cume está a 663 m acima do nível do mar.

Pico do Cão Grande

Pico do Cão Grande

Praias a Sul: Praia Grande, Praia Jalé, Praia Cabana, Praia Piscina, Praia Inhame

O Sul de São Tomé é conhecido por ter as melhores praias do país.

Praias a Sul

Praias a Sul

Praias a Sul

Praias a Sul

Ilhéu das Rolas

Querem pisar a linha do Equador ? Se sim, podem-no fazer no Ilhéu das Rolas ?

Muitas Pessoas escolhem ficar aqui alguns dias no Hotel Pestana Equador Ilhéu das Rolas para descansar, eu optei apenas por passar aqui um dia. Como estava hospedada no Praia Inhame Eco Lodge que é de frente para o Ilhéu das Rolas, apanhei um pequeno barco que me levou e foi buscar à hora pretendida (10€ ida e volta), mal cheguei ao Ilhéu convenceram-me logo a almoçar lá peixe que iriam buscar, dá para fazer praia e explorar o Ilhéu nas calmas, assim como a famosa linha do equador, o almocinho foi divinal aquele peixe soube-me pela vida de tão delicioso que era, como sempre a população local enche-nos o coração.

Ilhéu das Rolas

Ilhéu das Rolas

Ilhéu das Rolas

Ilhéu das Rolas

Podem consultar no artigo abaixo todos os hotéis em que fiquei, onde aluguei carro… e custo da viagem.

Custos da minha Viagem a São Tomé

World Citizen Girl